ft_recursos_naturais_meio_ambiente

Recursos Naturais e Mudanças Climáticas

ft_recursos_naturais_meio_ambiente

Desafios ambientais exigem ações assertivas

A depender do espaço onde está, a população precisa dispor ao máximo dos recursos naturais para sobreviver. Geralmente, a disponibilidade destes recursos é mais limitada onde há acesso mais restrito a tecnologias adequadas para a produção agrícola. O uso racional dos recursos naturais, tanto por meio da tecnologia quanto por meio de saberes e experiências locais, é pressuposto fundamental para uma agricultura sustentável, inclusiva e para a produtividade do campo no longo prazo. Por outro lado, as mudanças climáticas exigem que as atividades agrícolas se adaptem a novas condições ambientais que afetam a produtividade do solo, a disponibilidade de água e a biodiversidade.

Desertificação

A degradação das terras compreende a perda de solos, recursos hídricos, vegetação e de qualidade de vida da população, segundo a Agenda 21, documento elaborado durante a Conferência Rio 92. Os problemas sociais decorrentes do fenômeno, também conhecido como desertificação, estão fortemente relacionados aos custos econômicos da perda de solos agriculturáveis. No entanto, é possível se recuperar a produtividade, muitas vezes com ações que envolvem conhecimentos já existentes em outros locais e que podem ser reaplicados nas áreas onde o processe avançou.

Água

Estima-se que a agricultura consome 70% da água extraída da natureza em todo o mundo. A gestão dos recursos hídricos deve se basear em inovação e num marco institucional sólido. O direito ao acesso à agua, a cobertura universal dos serviços de fornecimento, a crise de alimentos, a geração de energia, as mudanças climáticas e os conflitos decorrentes da escassez de água impõem desafios a gestores públicos, produtores rurais de todos os portes e instituições ligadas ao setor como o IICA.

Apoio para políticas públicas qualificadas

Para fazer frente à situação, o instituto presta assistência às instituições públicas no desenvolvimento de políticas públicas, na elaboração e implementação de estratégias setoriais para a redução de incertezas enfrentadas pela agricultura e no incremento da produtividade e competitividade da produção.

 IICA Sustentável

Além de prestar assessoria para instituições públicas brasileiras na elaboração de políticas públicas para a gestão dos recursos hídricos e adaptação às mudanças climáticas, a representação do IICA no Brasil desenvolve uma séria de ações para monitorar o impacto ambiental das atividades do escritório.

Ações

Redução de desperdícios

Compensação de emissões de carbono

Saneamento ambiental

    Ainda como forma de promover a preservação dos recursos naturais, o IICA construiu uma unidade modelo de tratamento de dejetos no assentamento Itaúnas, em Planaltina de Goiás (GO).

Outras Áreas Temáticas:

SubTemas Relacionados: