Desenvolvimento Rural Sustentável

|

Ascensão social no campo – conquistas e desafios
O Brasil é um país urbano com uma população rural maior do que a população total da maioria dos países da América Latina. Políticas públicas assertivas promoveram a ascensão social de parcelas significativas da população das cidades e do campo no país.

As iniciativas em prol da inclusão social alçaram o Brasil ao papel de protagonista na América Latina. Tais políticas, desde a fase de concepção, integram governo e organizações da sociedade na busca pelo o empoderamento dos atores sociais envolvidos.

No entanto, o tamanho da população e a ainda elevada proporção de pobres no meio rural impõem desafios às autoridades. As disparidades rural-urbano são responsáveis pelo esvaziamento do meio rural e pelas migrações, em especial de jovens, que encontram condições de vida melhores nas cidades.

IICA: Ponte para o conhecimento

O IICA, por meio da área de Desenvolvimento Rural, aproxima a produção acadêmica da gestão das políticas públicas. O instituto disponibiliza instrumentos de cooperação-técnica para aperfeiçoar as iniciativas governamentais, a participação social e a descentralização das políticas públicas.

Fórum DRS

O instituto exerce a secretaria-executiva do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS). Trata-se de uma forma de cooperação técnica horizontal para a contínua troca de conhecimentos e ideias inovadoras que melhorem a vida dos agricultores.

Gestão do Conhecimento em Desenvolvimento Sustentável

Consolida redes internacionais de colaboração, aprendizagem e gestão do conhecimento para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

Aperfeiçoamento das Políticas Públicas

Promove as sinergias entre os programas Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat) e Territórios da Cidadania (PTC) para o enfrentamento da pobreza rural.

Repensando o conceito de Ruralidade no Brasil

Promove a atualização da tipologia rural do Brasil, com base nos avanços da temática da ruralidade e territorialidade desenvolvidos pela academia, governos e movimentos sociais.

A Nova Cara da Pobreza Rural no Brasil

Formular proposições para o enfrentamento da pobreza rural, na busca por inclusão produtiva, que tomem em conta as especificidades das populações rurais.

Outras Áreas Temáticas:

SubTemas Relacionados: