O IICA no Brasil

 

Dedicação à qualidade vida dos brasileiros

A razão da existência do IICA são as pessoas. Não nos importa se moram no campo ou na cidade. Trabalhamos pela melhor qualidade de vida dos brasileiros cooperando para a produção de alimentos saudáveis e seguros, com inclusão social e produtiva e respeito aos recursos naturais abundantes no país.

O Brasil, onde o país atua desde 1964, é um exemplo de como a agricultura pode trazer prosperidade e ser um meio para a inclusão social de muita gente. O campo brasileiro garante ao país posição de destaque entre os maiores exportadores do planeta. O protagonismo econômico, no entanto, impõe desafios que vão além da competitividade dos produtos e passam também pela sustentabilidade ambiental, geração de empregos e fornecimento de alimentos inócuos para o mercado doméstico e de outros países, além da revalorização do rural pela sociedade.

Os países desenvolvidos, constituídos por sociedades pós-industriais que estão na era do conhecimento, dão importância enorme ao tema. O espaço rural também deve ser revalorizado no Brasil e na América Latina para que exerça seu protagonismo com plenitude nessas sociedades. As políticas públicas devem ser direcionadas também para esse esforço que permitirá que o rural e o urbano tenham uma integração maior e mais justa.

Por uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva

Criado em 1942, o IICA é um organismo internacional especializado em cooperação técnica para a agricultura e o desenvolvimento rural das Américas. O instituto se dedica integralmente a promover uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva.

Temos uma visão moderna sobre os desafios da agricultura, que vão desde a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola até a urgente necessidade de alimentar a crescente população mundial, passando pela geração de oportunidades de inclusão produtiva e empregos os homens e as mulheres que vivem do campo. Propomos um modelo para a agricultura que ajude a melhorar os ingressos financeiros dos países e das pessoas, que seja fonte confiável de segurança alimentar e reduza os efeitos das mudanças climáticas no campo.

Áreas de atuação

Desenvolvimento Rural
Recursos Naturais e Mudanças Climáticas
Saúde Animal e Inocuidade dos Alimentos

Projetos Regionais

Nacionais

Confira aqui os projetos de cooperação em execução.

 

Endereço da sede no Brasil – SHIS QI 5, Chácara 16, Lago Sul, Brasília (DF) – CEP 71600-530
Telefone: (55) 61 2106-5477
Contato: iica.br@iica.int

AGENDA
{{evento.dia}}

{{evento.mes}}, {{evento.ano}}