A green vegetable garden being irrigated.

Ações relativas à água têm destaque na cooperação internacional do IICA

Projetos de cooperação técnica entre o Instituto e diversos parceiros estudam soluções sobre o tema

Planejamento e gestão de recursos hídricos; boas práticas e inovação em técnicas de agricultura irrigada; aprimoramento da gestão em saneamento básico; políticas públicas de convivência com o semiárido; revitalização de bacias hidrográficas; educação ambiental. Estes são alguns exemplos de temáticas abordadas pelos projetos de cooperação técnica (PCTs) firmados entre IICA Brasil e variadas instituições, que buscam propor estudos e soluções para promover o uso racional e eficiente da água no país.

Tais ações ganham relevância ainda maior diante da crise hídrica pela qual passa o Brasil atualmente. Aproveitando também a comemoração do Dia Mundial da Água, no último dia 22 de março, reunimos aqui informações sobre estes PCTs. Confira:

PCTs que envolvem o Programa Interáguas
O Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas) é o resultado de um acordo de empréstimo firmado entre o Banco Mundial e o Brasil, formulado a partir da necessidade de buscar melhor articulação, planejamento e coordenação de ações no setor água, especialmente nas regiões menos desenvolvidas do país. Os objetivos são aumentar a eficiência no uso da água e na prestação de serviços; aumentar a oferta sustentável de água em quantidade e qualidade adequadas aos usos múltiplos; e melhorar a aplicação de recursos públicos no setor água. Três ministérios possuem projetos de cooperação técnica com o IICA para a operacionalização do Programa: Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) e da Agência Nacional de Águas (ANA); Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA); e Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIH), Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR).

Veja os projetos no âmbito do Interáguas:

Projeto: Gestão de Recursos Hídricos no Programa de Desenvolvimento do Setor Água
Parceiro: Agência Nacional de Águas (ANA)
Objetivo: Ampliar a capacidade de planejamento e gestão de recursos hídricos, contribuindo para o desenvolvimento do setor água.

Projeto: Desenvolvimento do setor água na área de saneamento básico
Parceiro: Ministério das Cidades (MCid)
Objetivo: Melhorar a capacidade de planejamento e gestão do setor de saneamento básico, especialmente nas regiões menos desenvolvidas do país, atuando nos temas reúso; certificação; regulação; e redução e controle de perdas.

Projeto: Gestão de Recursos Hídricos no Programa de Desenvolvimento do Setor Água
Parceiro: Ministério da Integração Nacional (MI)
Objetivo: Coordenar e fortalecer estudos, planos e projetos relacionados a obras de infraestrutura hídrica, prevenção de desastres naturais, e harmonização da agricultura irrigada com a gestão no setor água.

Projeto: Gestão integrada dos recursos hídricos
Parceiro: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Objetivo: Aprimorar a implantação da gestão integrada dos recursos hídricos e seus usos múltiplos no Brasil, desenvolvendo ações para a assegurar o gerenciamento do Programa Interáguas.

Outros projetos relativos ao acesso e uso água ou onde o tema aparece de forma transversal:

Projeto: Revitalização de bacias hidrográficas e acesso à água
Parceiro: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Objetivo: Apoiar a gestão integrada e a implantação de políticas públicas para melhorar a convivência com o semiárido por meio de processos como a dessalinização e a revitalização de bacias.

Projeto: Controle e combate à desertificação
Parceiro: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Objetivo: Integrar, fortalecer e difundir boas práticas de prevenção e combate à desertificação frente aos cenários de mudanças climáticas.

Projeto: Educação ambiental
Parceiro: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Objetivo: Capacitar educadores ambientais, lideranças comunitárias e gestores públicos no contexto rural e entorno urbano, com foco no desenvolvimento rural sustentável.

Projeto: Melhoria do abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas da Bahia
Parceiro: Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)
Objetivo: Busca ampliar a capacidade técnica e institucional da Embasa para aprimorar seus serviços prestados, buscando a melhoria da qualidade de vida da população baiana

Projeto: Desenvolvimento Produtivo – Projeto Paulo Freire
Parceiros: Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)
Objetivo: Contribuir para redução da pobreza e melhoria da vida de agricultores familiares no semiárido cearense. Busca o desenvolvimento do capital humano e social e desenvolvimento produtivo sustentável no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Projeto: Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE
Parceiros: Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap/PB) e e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)
Objetivo: Contribuir para a redução da pobreza rural e das desigualdades sociais da Paraíba, considerando as especificidades territoriais e a perspectiva de geração, gênero e etnia nas iniciativas de desenvolvimento sustentável executadas pelo PROCASE.

Projeto: Desenvolvimento rural sustentável – São José III
Parceiro: Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE)
Objetivo: Aprimorar a capacidade técnica e gerencial da SDA/CE para imprimir maior dinamismo à execução do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado do Ceará.

Projeto: Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Piauí – Viva o Semiárido
Parceiro: Governo do Piauí
Objetivo: Contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.

Projeto: Gestão do conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil – Semear
Parceiro: Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)
Objetivo: Aprimorar a troca de conhecimentos, inovações e boas práticas relacionadas com o desenvolvimento rural, as tecnologias da agricultura familiar e a gestão de recursos naturais nas condições semiáridas.

Foto: Arquivo/ CH2M