adoteumcoelgagrande

IICA capacita colaboradores para formar equipe multidisciplinar

Como parte de sua política de gestão de recursos humanos, o IICA Brasil implantou o Programa “Adote um Colega de Trabalho”, estratégia de capacitação para formar uma equipe multidisciplinar. O foco é a integração do conhecimento, cujo processo permite ao colaborador, seja ele veterano ou novato, a oportunidade de conhecer atividades diferentes dentro da própria instituição.

O Programa busca incentivar o trabalho em equipe e estimular o conhecimento global das funções, incluindo as principais dificuldades das tarefas diárias. Assim, é possível reduzir os ruídos de comunicação e identificar talentos. Como as pessoas aprendem o trabalho de seus colegas, prática permite que as operações continuem sem interrupção, mesmo em casos imprevistos como licenças médicas ou aumento na carga de trabalho, por exemplo.

“O programa também permite que os colaboradores compreendam melhor o fluxo de trabalho, ou seja, quando um determinado serviço passa de um setor para outro”, aponta Noel Silva, coordenador de Recursos Humanos do IICA Brasil.

O Representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, e o Administrador do IICA, Braulio Heinze, no lançamento do Programa

O Representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, e o Administrador do IICA, Braulio Heinze, no lançamento do Programa

A implantação do “Adote um Colega de Trabalho” no IICA ocorre em etapas, onde os profissionais são divididos em grupos e cada grupo tem um ‘mentor’, que terá a oportunidade de desenvolver competências de liderança. Há ainda a delimitação dos temas e subtemas essenciais ao treinamento, a indicação dos mentores responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada tema a ser abordado, e indicação do prazo para a entrega do trabalho final elaborador por cada mentor. As atividades também permitem que os funcionários colaborem como multiplicadores de novos conhecimentos e competências adquiridos durante o programa.

Para Simone Santiago, consultora de Recursos Humanos do IICA Brasil, os novos conhecimentos também constroem um profissional mais completo e consciente. “Ao adquirir responsabilidades maiores, a pessoa se sente mais segura para assumir novos desafios, funções e cargos”, opina.

As atividades começaram em fevereiro deste ano e, até hoje, foram realizadas 37 capacitações. O programa está previsto para ser concluído em outubro. Os temas abordados no Programa são Coordenação de Programação e Orçamento; Coordenação de Aquisições, Contratos e Logística; Coordenação Consultoria Pessoa Física; Coordenação de Recursos Humanos; Coordenação de Contabilidade e Coordenação de Tesouraria.