cearagrande

IICA e governo do Ceará promovem capacitação em políticas públicas de combate à pobreza

Discutir a aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, com enfoque territorial e ênfase nas estratégias de dinamização econômica local e inclusão sócio-produtiva, para a superação da pobreza no campo. Esse foi o objetivo do “Seminário-Oficina de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e de combate à pobreza”, realizado em Fortaleza (CE), de 19 a 22 de setembro.

O encontro foi promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural e dos Projetos São José III e Paulo Freire – cofinanciados respectivamente pelo Banco Mundial e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) – e com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Instituto de Planejamento e Estratégias Econômicas do Ceará (IPECE).

Multiplicar conhecimentos
Dentro da proposta do seminário-oficina também estava a de estruturar uma equipe de formadores para a capacitação de agentes territoriais, para a multiplicação do tema junto aos 14 territórios de identidade/regiões de planejamento do estado do Ceará.

Assim, evento foi voltado a gestores públicos e integrantes de organizações da sociedade civil do estado. Dedé Teixeira, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, destacou a importância estratégica do seminário-oficina para o atual momento político. “Capacitamos a equipe técnica do estado porque estamos iniciando o processo de construção de um plano de erradicação da pobreza rural no Ceará. O seminário vai ajudar a identificar ferramentas que possam nos apoiar no âmbito da abordagem territorial, que é um conceito muito importante e que temos utilizado em nossas políticas públicas. Muitos servidores já estão atuando em iniciativas a exemplo dos projetos Paulo Freire e São José, que apresentam resultados positivos como a agregação de valor da produção familiar”, conta.

A primeira parte do encontro foi direcionada para a atualização conceitual da realidade rural brasileira, para a abordagem multidimensional da pobreza cearense, a análise das políticas nacionais de desenvolvimento rural e as novas abordagens econômicas da pobreza rural. No segundo momento, em forma de oficina, o foco foram as ações de desenvolvimento agrário e os desafios da gestão e da governança dos programas e projetos executados pelo governo do Ceará.

Para Janaína Alencar, da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Córrego, localizada na cidade de Altaneira (CE), o seminário-oficina possibilitou compreender melhor o rural contemporâneo e ter uma visão mais ampla das políticas públicas. “O que mais chamou minha atenção foi a fala de Tania Bacelar, de que o rural é maior do que o que a gente pensa. Temos que reconhecer que o rural brasileiro tem grande potencial e, assim, buscar o empoderamento das nossas associações. Quando se fala em pobreza, não se pode pensar só na parte monetária e sim compreender que há um conjunto de fatores que precisa ser levado em conta para reduzi-la: educação, saúde, condições de moradia, segurança e acesso a informação, por exemplo”, argumenta Janaína. A Associação da qual ela faz parte também integra o Fórum das Associações das Comunidades do Cariri Oeste.

O seminário-oficina foi composto por nove módulos: 1) Marcos conceituais da ruralidade contemporânea; 2) A pobreza rural no Ceará sob o enfoque multidimensional e intersetorial; 3) Concepções, determinantes e proposições para o combate à pobreza rural; 4) Legado e lições da experiência brasileira recente com políticas inclusivas de desenvolvimento rural; 5) As políticas nacionais de agroecologia, economia solidária e acesso à terra; 6) Novas abordagens sobre a pobreza; 7) Desafios para a superação da pobreza rural no Ceará; 8) Diferenciação e aperfeiçoamento das políticas públicas para superação da pobreza rural no Ceará; e 9) Agenda para a Superação da Pobreza Rural no Ceará.

As apresentações feitas durante o seminário estão disponíveis nos seguintes links:

19/09/17

www.iica.org.br/download/190917-AntonioBarbosa.pdf

www.iica.org.br/download/190917-Avilton.pdf

www.iica.org.br/download/190917-Jimmy.pdf

www.iica.org.br/download/190917-TaniaBacelar.pdf

20/09/17

www.iica.org.br/download/200917-ArilsonFavareto.pdf

www.iica.org.br/download/200917-CarlosMiranda.pdf

www.iica.org.br/download/200917-ElzaFrancoBraga.pdf

www.iica.org.br/download/200917-TextoEugenioPeixoto.pdf

21/09/17

www.iica.org.br/download/210917-RodrigoApolinario.pdf

www.iica.org.br/download/210917-SilvanaParente.pdf

 

Fotos: SDA/CE
Renato Carvalho/IICA