hernan-cibiogas-gde

IICA é novo associado do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é o mais novo associado ao Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), instituição científica, tecnológica e de inovação que promove o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás e outras energias renováveis.

O anúncio foi feito durante a abertura do V Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (V Sigera) no dia 8 de maio, em Foz do Iguaçu (PR).

“Entendemos que a associação do IICA ao CIBiogás unirá esforços para que possamos contribuir ao alcance de soluções sustentáveis, sobretudo no tratamento de resíduos agroindustriais, na geração de energias renováveis, inclusão social e no saneamento ambiental e melhoramento da qualidade de vida na América Latina”, apontou Rodrigo Regis de Almeida, diretor do CIBiogás.

De acordo com o representante do Instituto no Brasil, Hernán Chiriboga, a parceria com o CIBiogás deve promover o desenvolvimento de novas tecnologias para ajudar grandes e pequenos produtores. “Temos demandas muito importantes para fazer com que os produtos da agropecuária se desenvolvam com sustentabilidade e toda a experiência do CIBiogás será de muita utilidade”, acrescentou.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Rafael González, destacou que a associação do IICA foi aprovada por unanimidade pelas demais organizações que formam o Centro de inovação. “O IICA é reconhecido internacionalmente e tem objetivos em comum com o CIBiogás, como o desenvolvimento do agronegócio sustentável. A união de forças é fundamental para que o Brasil siga sua vocação e se torne o maior produtor de proteína animal do mundo”, afirmou.

Com a incorporação do IICA, o Centro, que conta com um laboratório de biogás e 11 unidades de produção no Brasil e Uruguai, soma um total de 17 instituições, entre nacionais e internacionais, interessadas nas energias renováveis. Entre os associados estão organizações nacionais como Eletrobrás, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Copel, Compagás, Eletrobras-Cepel, Cooperativa Lar, Sebrae, Secretaria Estadual da Agricultura do Paraná, Prefeitura Municipal de Toledo, Iapar, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Os associados internacionais incluem Itaipu Binacional, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Durante o V Sigera, o IICA também participou com a apresentação “Gestão de resíduos: estado da arte das políticas públicas na América Latina”, feita por Orlando Vega, especialista em energias renováveis do Instituto.

Foto: Tamara Soares

Área Temática