20160810_caribé_orixás_omulu

IICA participa de evento sobre agricultura familiar em Natal (RN)

Serão lançados três livros de iniciativas apoiadas pelo Instituto

Com o tema “A nova ruralidade e o desenvolvimento sustentável no Brasil: desafios para os estados, territórios e municípios”, será realizada, em Natal (RN), de 26 a 28 de julho, a IX Reunião de trabalho do Fórum dos gestores estaduais responsáveis pelas políticas de apoio à agricultura familiar no Nordeste e em Minas Gerais.

O encontro é realizado pela Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do Rio Grande do Norte e pelo Programa Semear e tem apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte e do Banco Mundial.

No dia 27, os pesquisadores Tania Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), palestram no painel de abertura, que terá como debatedor Aristides Veras dos Santos, presidente da Contag, e será coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Haverá ainda um painel sobre experiências estaduais relacionadas a desenvolvimento territorial, agricultura familiar e financiamento de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), além de uma apresentação sobre desenvolvimento sustentável e combate à pobreza rural.

Lançamento de livros
O IICA lançará três livros no evento, na noite do dia 27, com coordenação de Carlos Miranda, especialista em Desenvolvimento Rural do IICA Brasil, e Dedé Teixeira, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará. “Proposta de tipologia regionalizada dos espaços rurais no Brasil: implicações no marco jurídico e nas políticas públicas”, volume 22 da Série Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), apresenta a proposta de uma tipologia atualizada dos espaços rurais brasileiros, tendo como base os avanços conceituais das temáticas da ruralidade e da territorialidade desenvolvidos no âmbito da academia, dos movimentos sociais e de entidades gestoras de políticas públicas no governo.

Em parceria com o Programa Semear, serão lançados “Semeando saberes, inspirando soluções”, e “Pontos e histórias – Renda Renascença e mulheres rendeiras”. Ambas as publicações são produzidas pelo Programa Semear, uma iniciativa do FIDA implantada pelo IICA com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Sobre o evento
Em 2015, em Fortaleza (CE), os secretários de estado responsáveis pelas ações de promoção da agricultura familiar no Nordeste do Brasil, criaram o Fórum Regional dos Secretários Estaduais ligados à Agricultura Familiar, como espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar da região.

Já foram realizadas oito reuniões, em Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Belo Horizonte, Aracaju, Teresina, Salvador e Recife, além de uma extraordinária, em Salvador. Estas reuniões têm contado com o apoio do FIDA e do IICA, por meio do Programa Semear e a coordenação é compartilhada e rotativa. O Fórum já conta com a adesão de todos os estados da Região Nordeste e do estado de Minas Gerais.

Foto: Arquivo/IICA