20160810_caribé_orixás_omulu

IICA promove curso de formação de jovens no Ceará

Como parte das estratégias de integração da Região Sul, o IICA Brasil promove, de 29 de agosto a 1o de setembro, o Curso Internacional de Formação de Facilitadores em Gestão Social, Organização e Empreendimento da Juventude Rural. A capacitação vai acontecer no Território do Cariri, estado do Ceará, e é realizada e organizada em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA/CE).

Os participantes serão lideranças locais, jovens rurais e representantes de instituições nacionais. No contexto regional, para enriquecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências com a Região Sul, foram convidados também representantes internacionais que trabalham com o tema de juventude, dos países Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O objetivo do curso é desenvolver habilidades pessoais e técnicas dos jovens rurais para melhorar sua visibilização e inserção dentro das cadeias produtivas e nos processos de gestão social dos seus territórios.  Em consequência disso, vai contribuir para a obtenção de maiores oportunidades econômicas e melhoria na qualidade de vida dos jovens.

A capacitação propõe, também, discutir alternativas para estimular a identificação de oportunidades e necessidades de engajamento e a permanência dos jovens no campo, considerando sua valorização e seu empoderamento, além de refletir sobre seu protagonismo no contexto social, político, cultural e econômico, como forma de garantir o diálogo intergeracional para a sucessão rural com a voz da juventude.

O curso é dividido em oito módulos e inclui também uma visita de campo a um projeto de desenvolvimento rural sustentável.