livrolucia

Livro difunde boas práticas para a agricultura

Apoiar o desenho e a implantação de programas integrados de boas práticas agrícolas (BPA) que contribuam para melhorar os aspectos sanitários, ambientais, econômicos e sociais dos países, buscando a adaptação às mudanças climáticas. Este é o objetivo do livro “Boas práticas agrícolas para uma agricultura mais resiliente: diretrizes para a orientação de produtores e governos”.

Lançado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o guia apresenta um conjunto de indicadores que compreendem as dimensões de inocuidade, sanidade vegetal, segurança do trabalhador e meio ambiente, todos elementos-chave para a implementação integral das BPA.

Lucia Maia, especialista em Sanidade Agropecuária e Inocuidade de Alimentos do IICA Brasil, e uma das autoras da obra, conta que o trabalho foi pensado para conferir destaque ao meio ambiente, visando uma agricultura sustentável, que enfrenta desafios das adversidades climáticas. “Queremos incentivar um olhar mais abrangente e holístico sobre a agricultura por parte de governos e produtores”, aponta.

Enfoque integrado
Os indicadores de BPA da publicação abordam temas como manejo do solo e da água, armazenamento de água, fertilização, sanidade e qualidade do material de propagação de sementes, saúde do trabalhador e eliminação de resíduos sólidos.

De acordo com o guia, a aplicação de um plano integrado de BPA permite atenuar e até mesmo reverter os efeitos prejudiciais da agricultura sobre o meio ambiente, pois a sanidade das plantas, a inocuidade dos alimentos, a saúde do trabalhador e a saúde do meio ambiente são abordadas sem se perder a vista do todo.

O produtor, por exemplo, não maneja apenas os riscos da sua propriedade ou um tipo de risco específico (como o fitossanitário ou o sanitário, que são os mais comuns porque garantem o acesso aos mercados), mas também deve prestar atenção aos riscos existentes nas adjacências da sua propriedade rural, que podem afetar sua qualidade de vida ou a qualidade de sua produção. Este enfoque holístico do processo produtivo busca despertar a consciência dos agricultores e do governo, pois ambos desempenham um papel fundamental na segurança alimentar de seus países e ambos precisam assumir grande responsabilidade ambiental.

O guia contempla as recomendações de diversos programas de BPA implementados nas Américas, bem como as reflexões de especialistas, que contribuíram com seu conhecimento em diversos eventos regionais e nacionais organizados com o apoio do IICA.

O livro está disponível para download gratuito em três versões (português, espanhol e inglês) no seguinte link:  https://goo.gl/Aqsxpd