seminariooficnagrande

Oficina debate políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário

Gestores públicos e integrantes de organizações da sociedade civil do Ceará irão participar, em Fortaleza (CE), de um seminário-oficina de atualização conceitual e intercâmbio de experiências em políticas públicas de desenvolvimento rural.  O evento tem enfoque territorial e nas estratégias de dinamização econômica local e inclusão sócio-produtiva para o combate à pobreza.

O encontro é promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural e dos Projetos São José III e Paulo Freire – cofinanciados respectivamente pelo Banco Mundial e FIDA – e com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Instituto de Planejamento e Estratégias Econômicas do Ceará (IPECE).

De acordo com Carlos Miranda, especialista em Desenvolvimento Rural do IICA Brasil, o evento terá dois momentos. O primeiro está direcionado para a atualização conceitual da realidade rural brasileira, para a abordagem multidimensional da pobreza cearense, para a análise das políticas nacionais de desenvolvimento rural e para novas abordagens econômicas da pobreza rural. O segundo momento, na forma de oficina, está focado nas ações de desenvolvimento agrário e nos desafios da gestão e da governança dos programas e projetos executados pelo governo do Ceará.

O seminário-oficina, que acontece de 19 a 22 de setembro, será composto de nove módulos: 1) Marcos conceituais da ruralidade contemporânea; 2) A pobreza rural no Ceará sob o enfoque multidimensional e intersetorial; 3) Concepções, determinantes e proposições para o combate à pobreza rural; 4) Legado e lições da experiência brasileira recente com políticas inclusivas de desenvolvimento rural; 5) As políticas nacionais de agroecologia, economia solidária e acesso à terra; 6) Novas abordagens sobre a pobreza; 7) Desafios para a superação da pobreza rural no Ceará; 8) Diferenciação e aperfeiçoamento das políticas públicas para superação da pobreza rural no Ceará; e 9) Agenda para a Superação da Pobreza Rural no Ceará.

Foto: Leonardo Melgarejo/IICA