cearahernangrandenovo-site

Projetos do Ceará apresentam resultados ao IICA Brasil

Iniciativas desenvolvidas pelos projetos São José III e Paulo Freire, que fazem parte da cooperação técnica entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE), foram visitadas pelo IICA Brasil no dia 29 de junho.

O Representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, esteve no litoral leste do estado ao lado do pesquisador da Embrapa Carlos Pacheco e do secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira. As iniciativas envolvem ações relativas à reúso de água e projetos produtivos que vêm melhorando a qualidade de vida dos agricultores da região.

“Depois que o projeto de reúso chegou na nossa comunidade, tudo mudou. A qualidade de vida e até o amor pela agricultura, e olha que esse sempre foi muito grande”, comemorou a agricultura Niedia Oliveira, da comunidade Cristais, em Cascavel, uma das beneficiadas com o projeto Reúso de Águas Cinzas, do Projeto São José III.

O modelo implantando em Cristais é referência para outros municípios. Ele direciona a água usada na lavagem de roupas, louças ou banheiro, após passar por etapas de tratamento, para a irrigação das plantações. O secretário Dedé Teixeira explica que o reúso de água é um dos projetos em que o governo do estado investe para amenizar os efeitos da estiagem.

cearahernanpequenanovositePara Hernán Chiriboga, esses projetos demonstram a cooperação técnica e sustentável da agricultura. “É muito interessante vir ao Ceará e encontrar projetos tão importantes sendo executados de maneira a trazer a real dignidade ao produtor do campo”, disse o Representante do IICA no Brasil.

Na comunidade do Cedro, também em Cascavel, os visitantes conheceram um sistema de abastecimento de água instalado na comunidade que mudou a vida da região que antes sofria com a falta de água. A Associação Comunitária do Pirangi foi beneficiada com o sistema que beneficia 192 famílias.

Em Beberibe, a visita técnica ocorreu na Associação dos Apicultores do Sertão de Beberibe, que está recebendo a Casa de Mel, iniciativa que vai aumentar a renda de diversas famílias de apicultores da região. Em Pindoretama, foi apresentado o projeto da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária (Coopafesp), que recebeu uma agroindústria de polpa de frutas que já se encontra em funcionamento.

Na sexta-feira (30), foi a vez de conhecer algumas iniciativas do Projeto Paulo Freire, no município de Irauçuba, comunidade Boa Vista II. Foram visitadas unidades familiares com projetos de ovinos e caprinos, mel, artesanato e quintais produtivos. De volta a Fortaleza, os participantes da visita ainda discutiram novas possíveis parcerias entre Embrapa, IICA e governo do Ceará.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará

Fotos: Tuno Vieira/SDA-CE