SIDT

        Programação   Local   Contato   Inscrição 
  Download das Apresentações do X Fórum

 

 

O X Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, um dos mais importantes eventos sobre o tema de toda a América Latina, será realizado, pela primeira vez, durante a Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial, composta por múltiplos eventos de 23 a 28 de novembro de 2015, em Salvador (BA).

Além do X Fórum, será realizado um curso de formação de capacidades em políticas públicas, para os quais é esperada a participação de atores sociais que viabilizem a universalização da reflexão e do diálogo, com vistas à proposição de políticas e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, em especial, aquelas que privilegiam a abordagem territorial.

O dias 27 e 28 serão dedicados à realização de uma visita de campo, visando ao intercâmbio in loco de boas práticas de desenvolvimento rural no Território do Sisal/ Projeto Territórios em Movimento e participar, em Salvador, da inauguração da Feira de Agricultura Familiar.

Ainda dentro da programação, acontecerão três Encontros de Redes de representação e de apoio ao desenvolvimento territorial.

VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR »

    O enfoque territorial nas políticas públicas, amplamente difundido nos últimos anos na América Latina e, em especial, no Brasil, trouxe à tona a necessidade de um tratamento multissetorial para o desenvolvimento rural. Revelou a importância de promover o lugar onde a agricultura familiar se realiza, valorizando o território pelos seus atributos culturais, ambientais, sociais, institucionais e econômicos, sobretudo associando a ideia do rural como lugar de vida e de cidadania, que vai além da compreensão de um espaço meramente da produção agropecuária.
    Essa visão tem importante significado para a reprodução da agricultura familiar. Pensar a cidadania, tanto quanto a produção, no meio rural é fundamental para o futuro da agricultura familiar.
    São esperados no evento atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latino-americanos e europeus.
    A realização é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por intermédio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável – Fórum DRS, com o apoio dos governos dos Estados da Bahia e do Ceará, através, respectivamente, de suas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR)/Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR) e de Desenvolvimento Agrário (SDA).